A JSKA Angola
A JSKA Angola
A JSKA Angola
HISTORIA JSKA
HISTORIA JSKA
A JSKA é a Japan Shotokan Karaté Association ( Associação Japonesa de Karate Shotokan ). Fundada no ano de 1999 por Keigo Abe, 9º DAN.
Keigo Abe, aluno de Nakayama Masatoshi (disciplo direto de Gishin Funakoshi ), procurava resgatar o espírito tradicional do Karaté Shotokan enfatizando não só a técnica mas também o desenvolvimento do Carácter. Após o falecimento de Keigo Abe em Dezembro 2019, Mitsuru Nagaki torna-se o novo Chefe Instrutor da JSKA com 8º DAN.
HISTÓRIA JSKA ANGOLA
JSKA Angola, foi fundada pelo Shihan Emanuel Vasconcelos, mais conhecido por Nelo Russo (Shihan Imortal) e formalizada no dia 14 de Dezembro de 2019.
No dia 19/11/2019 o Shihan Nelo Russo recebeu a graduação de 7º DAN sendo assim eleito Presidente de Direção da JSKA Angola.
CAMPEONATOS NACIONAIS
No ano de 2022 a JSKA Angola realizou o seu primeiro Campeonato Nacional na província de Benguela, contando com diversos atletas em todos os escalões provenientes da Província de Luanda e Kwanza Sul.
No ano de 2023 a JSKA Angola realizou o seu segundo Campeonato Nacional na província de Luanda, na qual teve a honra de receber o representante da JSKA África, Shihan Soon Pretórios 8º DAN e membro do painel mundial de graduações.
CAMPEONATO AFRICANO
Ainda em 2023, Angola desputa o Campeonato Africano em Pretoria onde atletas como:
· Cristina Castela: Medalha de Ouro em kata e kumite
· Ruben Daniel: Medalha Ouro em kata e kumite
· Aleni Cesar: com 15 anos, lutando na categoria sub 21, foi medalha de prata no kumite e bronze em kata.
Em 2024, no torneio Swakopmund All Divisions, com 23 atletas, Angola retorna a casa com:
· 11 medalhas de ouro
· 12 de Prata e
· 9 de Bronze
CAMPEONATO MUNDIAL
Em agosto do mesmo ano, a JSKA Angola consagrou-se Campeã do Mundo na cidade de Lubek (Alemanha) em diversas categorias e equipa, onde a final arbitrada pelo chefe instrutor máximo da JSKA, Mitsuro Nagaki.
A equipa sénior foi composta por Carlos Maquiesse, mais conhecido por “Sensei Japa”, Orlando Mbeya e Giliano André, aonde os mesmos participaram posteriormente no “open absoluto” obtendo assim os resultados:
· Carlos Maquiesse: Medalha de ouro em Kumité
· Orlando Mbeya: Medalha de prata em Kumité
· Giliano André: Medalha de bronze em Kumité
Não obstante, na categoria 30 anos:
· Mário Vasconcelos destaca-se com uma medalha de bronze em kumité.
Nas categorias entre os 8 e 11 anos:
· Eliane André: Atleta mais medalhada do campeonato, com Ouro em Kumité, Prata em Jyu ippon Kumité e Bronze nas categorias de Kata.
· Giliano André Júnior: Medalha de prata em Kumité
· João Maquiesse: Medalha de prata em Kumité
· Tiago Maquiesse: Medalha de prata em Kumité
Com estes feitos o nome “ANGOLA” ecoa em alto e bom som aos ventos do mundo, destacando o 7º lugar no ranking mundial com 8 atletas, quando adversários participaram com mais de 50.
Em Novembro de 2025, Angola vai defender o título de Campeã Mundial na cidade de Matsuyama no Japão.